10/04/17

Opinião: "O Trilho da Morte" de Sara Blædel

"Sune Frandsen desapareceu na floresta de Hvalsø no dia em que completava 15 anos. Uma semana depois do sucedido, Louise Rick, chefe do Departamento de Pessoas Desaparecidas, regressa ao trabalho após uma baixa médica. Ao investigar, descobre que se trata do filho do talhante Frandsen, amigo de Klaus, o seu primeiro grande amor, cujo suicídio nunca fora convenientemente explicado. 

Na sua juventude, Klaus e Frandsen pertenciam a um grupo que praticava rituais inspirados em antigas crenças nórdicas. Quando o cadáver de uma prostituta é encontrado em Hvalsø, perto do carvalho sacrificial onde os membros deste grupo ainda hoje se reúnem, tudo leva a crer que Sune testemunhou algo que não devia, e que pode correr perigo de vida.

Louise vai-se apercebendo de que os sacrifícios aos deuses aqui praticados vão muito além dos antigos ritos. E que esta investigação também lhe pode revelar a verdade acerca da enigmática morte de Klaus."

Wook.pt - O Trilho da Morte
Hello, hello! Hoje, segunda-feira, é dia de pôr o blogue em dia e, por isso, trago-vos aqui a opinião da minha mais recente leitura: O Trilho da Morte de Sara Blaedel.

Aqueles que me conhecem sabem o quanto eu adoro policiais/thrillers e também não é nenhuma surpresa que, desde que li As Raparigas Esquecidas (o primeiro livro desta trilogia) - podem ler a minha opinião aqui -, sou uma fã incondicional da Sara Blaedel.  

Assim, posso dizer que, mais uma vez, esta autora dinamarquesa não desiludiu. Desta vez, a autora traz-nos uma história com uma certa componente sobrenatural, relacionada com os crentes de Ásatrú, uma religião neopagã da qual fazia parte Klaus, o primeiro grande amor de Louise Rick, a nossa personagem principal.

Deste modo, e relacionado com o desaparecimento de Sune no dia do seu 15º aniversário e com a morte de uma prostituta, Louise e os leitores vão finalmente saber o que realmente aconteceu a Klaus, que supostamente se tinha suicidado. Isto foi algo que realmente me agradou! Achei fantástica a forma da autora combinar a investigação criminal com o desenvolvimento do conhecimento do leitor (e da própria Louise) sobre o passado desta.

Esta combinação da vida pessoal das personagens com a investigação criminal a decorrer é um dos aspetos que mais me agrada neste género do nordic noir, e há que dizer que Sara Blaedel fá-lo na perfeição!

Adoro as histórias de Sara por duas razões muito diferentes, mas igualmente importantes. Primeiro, eu adoro o realismo com o qual Sara descreve uma investigação policialAs investigações que Sara descreve são sempre metódicas e precisas, mas a autora também reconhece a humanidade de seus personagens, mostrando os polícias não apenas como profissionais, mas também como seres humanos.

Para além disso, a escrita de Sara é sempre uma escrita cheia de surpresas. Nunca sabemos o que se irá passar a seguir e não deixamos de ser apanhados de surpresa até à última página! Isto aconteceu neste livro quando a menos de 100 páginas do fim e num momento em que eu pensava que já estava tudo praticamente resolvido, um acontecimento veio revirar a história e acrescentar ainda mais culpados e denunciar ainda mais o abuso de poder que há décadas que afetava os habitantes de Hvalsø.

Disto isto, resta-me apenas recomendar-vos este livro e agradecer à Topseller a publicação desta autora! No dia 29 de maio, irá ser publicado o último livro desta trilogia, A Mulher Desaparecida, e eu espero que a Topseller continue a publicar os livros de Sara!

Classificação: 4,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário