24/07/17

Opinião: "Um Mundo de Pernas para o Ar" de Elan Mastai

"Estamos em 2016 e no mundo de Tom Barren a tecnologia solucionou os grandes problemas da humanidade: não há guerra, nem pobreza, nem abacates pouco maduros. Infelizmente, Tom não é um homem feliz. Perdeu a rapariga dos seus sonhos. E o que é que uma pessoa faz quando está de coração partido e depara com uma máquina do tempo? Faz uma estupidez. Agora Tom dá por si numa realidade paralela aterradora (que nós reconhecemos logo como sendo o nosso 2016) e só pensa em corrigir o erro e voltar para casa. Mas é então que descobre uma versão encantadora da sua família, da sua carreira e de uma mulher que pode muito bem ser a mulher da sua vida. Tem agora de enfrentar uma escolha impossível. Regressar para a sua vida perfeita, mas pouco emocionante, ou permanecer na nossa realidade, um mundo caótico, mas onde terá ao seu lado a sua alma gémea.

À procura da resposta, Tom é levado numa viagem pelo tempo e pelo espaço, tentando perceber quem é de facto e qual será o seu futuro. Cheio de humor e emoção, um livro inteligente e caloroso que é uma poderosa história de vida, de perdas e de amor."


Wook.pt - Um Mundo de Pernas para o Ar
Boa segunda-feira, livrólicos! Hoje regresso com mais uma opinião e espero que também regresse aos posts regulares rapidamente!

A minha última leitura foi Um Mundo de Pernas para o Ar de Elan Mastai, uma novidade da Bertrand Editora a quem tenho de agradecer por me ter enviado um exemplar deste livro.

Tenho de admitir que, apesar dos capítulos curtíssimos (algo que, como devem imaginar, me agradou IMENSO), demorei cerca de uma semana a ler este livro. Não porque não me tenha interessado. Aliás, a sinopse chamou-me logo a atenção assim que a li! No entanto, como já referi num post anterior, a semana passada foi a semana do meu aniversário e com a ida a Lisboa, a vinda de familiares cá a casa, a preparação do jantar com os amigos, entre outros, tive pouquíssimo tempo para ler. Para além de que estava com uma ressaca literária enorme!

Um Mundo de Pernas para o Ar foi um livro que já tinha visto no Bookstagram quando foi publicado originalmente e, quando soube que ia ser publicado cá em Portugal, veio logo para a minha wishlist. Quando li a sinopse, fiquei com a sensação de que este era um romance com um toque de ficção científica (as viagens no tempo), mas, depois de ler o livro, fiquei com a sensação de que este era mais um livro de ficção científica com lições de moral.

Infelizmente, este livro acabou por me desiludir um pouco. Achei o início um pouco confuso (apesar de dois capítulos a funcionar como síntese do que tinha acontecido, que foram muito úteis) e repetitivo. Apesar de ter achado interessantes as lições de moral, chamemos-lhe assim, penso que a ideia inicial não foi bem aproveitada. Cada presente de uma nova viagem no tempo era mais exagerado e, sinceramente, ainda agora não consigo entender como certas coisas poderiam ter corrido tal mal. 

Cada vez mais me venho a cansar de ler ficção científica e receio que esse facto possa ter contribuído para a minha difícil "entrada" na história. Mas temos de admitir que este é um género que já foi muito melhor. A ideia das viagens no tempo sempre foi algo que me interessou e, enquanto estava à espera de ver esse tópico desenvolvido de forma diferente em Um Mundo de Pernas para o Ar, a verdade é que estas viagens foram simplesmente utilizadas como um escape.

Porém, tenho de salientar, que gostei bastante de toque de comédia que o autor imprimiu à sua escrita. Sem dúvida, que tornou a leitura mais acessível, contrastando com as informações técnicas das viagens no tempo.

Sem dúvida que este será um livro perfeito para os fãs de ficção científica, mas infelizmente não foi para mim.

Classificação: 3/5


Uma leitura com o apoio da

1 comentário:

O Informador disse...

Engraçado que eu nem o toque de comédia encontrei! Parece que foi tudo tão forçado que nem me consegui entusiasmar com isso!

Enviar um comentário