08/06/19

Opinião: "Raparigas como nós" de Helena Magalhães

"Uma história de amor irresistível, que é também o retrato de uma geração que cresceu sem redes sociais. Pode uma paixão da adolescência marcar o resto da vida?

Festivais de Verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra tudo o que pode esconder-se atrás da vida aparentemente normal de uma rapariga… como tu.

«Beijamo-nos ao som daquela música que ouvia em casa sozinha deitada na minha cama. Durante o resto da vida, não importaria o que estivesse a fazer ou onde, quando ouvisse os primeiros acordes […], recordar-me-ia do olhar do Afonso fixado em mim, da sua mão no meu rosto, do meu coração a tremer e de me sentir a rapariga mais feliz do mundo. Porque Lisboa está cheia de bares a abarrotar de miúdas bonitas que, num piscar de olhos, se colocariam de gatas a ronronar nas suas pernas. Mas ele viu-me a mim.»
«Se algum dia se sentirem sozinhas, estranhas, deslocadas do mundo que vos rodeia, lembrem-se da Isabel, da Alice, da Luísa, da Marina e até da Marisa das argolas… Raparigas como nós.»"

Bom fim de semana, livrólicos!

Hoje tenho para partilhar convosco um livro incrível e que me marcou imenso: Raparigas como nós da Helena Magalhães, uma novidade da Editorial Planeta.

Não tenho dúvidas de que este é um livro que toda a gente devia ler: um livro muitíssimo bem escrito e que nos deixa agarrados a ele desde o primeiro momento a viver as aventuras de Isabel, Alice, Simão, Zeca, Afonso e até mesmo Marisa juntamente com eles!

Desde o primeiro momento que nos deixa agarrados a esta história incrível e conseguiu, facilmente, tornar-se num dos meus livros preferidos de sempre! Já o anterior da autora me tinha agradado imenso, mas este é ainda mais especial. A autora tem uma forma tão própria de escrever sobre a adolescência que é impossível não nos apaixonarmos imediatamente.

Um livro que me fez rir, chorar (não consegui conter as lágrimas nas páginas finais) e reviver tão bem a minha adolescência! Impossível não nos identificarmos com alguma personagem e identificar os que estão à nossa volta com as outras!

É verdadeiramente fantástico como nos podemos tão facilmente embrenhar tanto numa história e acho que o segredo neste caso é a veracidade da mesma: afinal de contas quem não conhece um amigo com problemas de drogas ou quem não esteve já tão intensamente apaixonado por alguém?

Outro ponto positivo foi a descrição muito bem feita da cidade de Lisboa. À medida que as personagens deambulavam pela cidade, sentia que também eu as acompanhava e nunca mais vou conseguir passear pelo Chiado e pelos seus cafés sem me lembrar da história de Isabel, Alice e os seus amigos.

Classificação: 5/5

Uma leitura com apoio da

Sem comentários:

Enviar um comentário