09/07/18

Opinião: "À Beira do Colapso" de B. A. Paris

"Cass vive momentos difíceis desde o dia em que viu aquela mulher dentro de um carro estacionado no bosque. Agora sabe que a mulher foi assassinada e que ela nada fez para ajudar. Tenta afastar o caso da sua mente, mas o que poderia ela ter feito? Se tivesse parado, teria provavelmente acabado também por ser uma vítima. 

Mas, desde então, Cass anda perturbada, esquece-se das coisas mais básicas: Onde deixou o carro? Tomou a medicação? Qual o código do alarme de casa? Consumida por um profundo sentimento de culpa, a única coisa que não consegue esquecer é a imagem daquela mulher dentro do carro. E há ainda as chamadas telefónicas anónimas e a sensação de que alguém anda a observá-la. Mas quem poderá estar por detrás disso?

À Beira do Colapso foi considerado o melhor thriller de 2017 pela Barnes & Noble."


Boa tarde, leitores!!

A minha opinião de hoje é sobre um livro que já aguardava há quase um ano: À Beira do Colapso de B. A. Paris, uma novidade da Editorial Presença.

O ano passado li o primeiro livro da autora, Ao Fechar a Porta e fiquei completamente rendida às personagens e à história angustiante que nos foi apresentada! Assim, quando peguei neste livro, e já depois de ter lido a sinopse, estava à espera de ser presenteada com algo que me fizesse sentir da mesma forma, mas acabei por ficar com a sensação de que este novo livro não nos consegue cativar de forma tão intensa quanto o anterior.

Apesar disso, a sensação de sufoco e pânico é algo constante ao longo do livro. Através da personagem principal, Cass, experienciamos momentos de puro terror, sempre com um pé atrás, no entanto. Isto, porque Cass não é uma personagem em que possamos propriamente confiar: a mãe sofria de demência e a própria Cass receia sofrer da mesma doença, fruto dos constantes episódios de esquecimento, e ainda os comportamentos estranhos que apresenta.

Tenho de admitir que estava à espera que este livro se focasse mais no aspeto policial (devido ao homicídio que nos é apresentado logo nas primeiras páginas), mas acabou por se focar mais no aspeto psicológico das personagens, algo que me agradou. Sem dúvida que o que me prendeu mais a esta história foi o desejo de saber o que verdadeiramente se estava a passar com Cass (e se acabássemos por descobrir o assassino ainda melhor)!

O desfecho não foi propriamente surpreendente, mas ao longo da trama (e especialmente quando estamos quase a chegar ao fim) é impossível não ficar de pé atrás com algumas personagens e, na minha opinião, esse é um dos fatores mais incríveis deste livro, pois deixa-nos sempre em suspenso e com os sentidos em alerta a fim de tentarmos descobrir o que se passa sem sermos enganados por algumas personagens

Classificação: 4/5

Uma leitura com apoio da
presença

Para mais informações sobre o livro À Beira do Colapso, clica aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário