25/07/18

Opinião: "O Legado" de Yrsa Sigurdardóttir

"Uma jovem mulher é brutalmente assassinada na sua casa, em Reiquejavique. A única testemunha é a filha de sete anos, mas a criança não fala. Quando uma segunda mulher é assassinada, a polícia fica literalmente sem saber o que fazer. Entretanto, um radioamador recebe mensagens peculiares que o põem em conexão com as mulheres assassinadas, e a curiosidade move- -o a começar uma investigação por conta própria. Huldar, o detetive responsável por este caso, e Freyja, a psicóloga que tem a cargo a miúda - que presenciou o homicídio -, são obrigados a trabalhar em conjunto. Mas esta colaboração não é fácil: poucas semanas antes tinham-se conhecido num bar e passado a noite juntos, e, na manhã seguinte, ao acordar, Freyia constatara, dececionada, que Huldar - que se dera a conhecer não como polícia, mas como um carpinteiro recém- -chegado à cidade - se eclipsara. 

Autora cimeira do supense (e dos tops de vendas) na Escandinávia e em todo o Mundo, Yrsa Sigurdardóttir mostra mais uma vez a sua competência na criação de uma história de grande ritmo narrativo, personagens inesquecíveis e uma intriga de grande inteligência. O Legado é o primeiro livro da trilogia DNA, também conhecida como «série Freyja e Huldar». Seguir-se-ão O Vórtex e A Absolvição."

Wook.pt - O Legado
Boa tarde, livrólicos!!

Como estão?

Eu hoje estou particularmente entusiasmada com o livro de que vos venho falar: O Legado de Yrsa Sigurdardóttir, uma novidade da Quetzal e o primeiro livro de uma nova série da autora!

Este livro fez-me perceber as saudades que eu tinha de um bom policial nórdico! Tudo em O Legado está muitíssimo bem construído: desde as pistas que são deixadas logo desde o princípio para desvendar o assassino até às personagens.

Como já é costume nos policiais nórdicos, a parte psicológica da trama tem muita importância no desenrolar da ação (muitas vezes, até mesmo mais do que a parte policial) e este livro não é exceção. Ainda mais se considerarmos o facto de uma criança ser testemunha do brutal homicídio da mãe

No entanto, há algo que diferencia este livro da maioria dos policiais nórdicos a que estamos habituados: a violência. Ou melhor dizendo, a crueldade com que os crimes são cometidos. Porque não sei quanto a vocês, mas a verdade é que já li variadíssimos policiais e nunca me tinha deparado com um em que os crimes fosses cometidos desta forma tão insólita!

Também as personagens são muito bem construídas, com o mix entre a sua vida pessoal e a profissional muito bem interligado. Pelo que pude perceber, os dois responsáveis por esta investigação, Freyja e Huldar; serão também as personagens principais dos próximos dois livros, o que é excelente, pois mal posso esperar para ver como a sua relação se vai desenvolver!

Sem dúvida que este é o livro ideal para os fãs de policial nórdico, com um toque de horror, lerem neste verão!

Classificação: 5/5

Uma leitura com apoio da
Foto de Quetzal Editores.

1 comentário:

Vera Marques disse...

Não conhecia o livro nem a autora! Também nunca li nenhum policial nórdico mas conseguiste-me deixar curiosa!

Beijinhos,
http://averamarques.blogspot.com

Enviar um comentário