06/08/17

Opiniao: "Angélica e Lorenzo - Linhas do Destino" de Lettie S. J.

"Um amor escrito nas estrelas e o encontro de dois amantes num fulgor magnético que nada nem ninguém poderão separar. Um romance sensual, erótico, com protagonistas jovens (17 e 19 anos), que aborda problemas muito actuais, como o bullying e a violência no namoro, mas numa história irresistível, verosímil e de leitura imparável. A acção passa-se perto do Porto - na cidade da Póvoa de Varzim (onde a autora mora) e tem a originalidade e a força de ter como protagonista um par romântico muito jovem e de nacionalidades diferentes:- uma brasileira com um português-italiano."

Wook.pt - Angélica e Lorenzo
Bom domingo a todos!!

Hoje trago-vos a minha opinião da segunda leitura deste mês: Angélica e Lorenzo - Linhas do Destino de Lettie S. J., uma novidade da Editorial Planeta, a quem quero agradecer o envio deste livro!

Tenho de admitir que, infelizmente, este livro deixou muito a desejar. O facto de ter recebido o Pémio Wattys 2016, a sinopse e a própria bibliografia da autora deixaram-me à espera de algo parecido com a série After de Anna Todd, a qual vocês sabem que eu adoro, mas não é nada parecido.

Neste livro, temos Angélica e Lorenzo, as duas personagens principais, ambas com os seus próprios demónios e que sonham com um anjo que os irá salvar. No primeiro dia de aulas, quando se conhecem pela primeira vez, sentem imediatamente uma atração inexplicável um pelo outro, como se se conhecessem desde sempre. E é aqui que, para mim, a história começa a descarrilar.

Tudo nesta história de amor entre Angélica e Lorenzo me parece demasiado irreal: desde a forma como começam a namorar de um dia para o outro sem se conhecerem verdadeiramente até à própria personalidade e ação destas personagens. Lorenzo era demasiado perfeito e cuidadoso para alguém com os seus problemas e experiência. Vamos ser sinceros, nenhum rapaz muda da noite para o dia por causa de uma rapariga, mesmo que tenha uma enorme força de vontade. E Angélica é demasiado infantil e inocente. Tudo bem que ela passou por muito, mas o comportamento dela e até mesmo as suas falas são demasiado irreais. Cansei-me um pouco deste papel de "dama em apuros" que muitas vezes é dado às raparigas e igualmente o de "cavaleiro andante" para os rapazes... Sem esquecer a mãe de Angélica. Para além de que muitas das coisas que se passavam pareciam-me inconcebíveis, algo que dificilmente aconteceria na vida real. 

Já para não falar da tradução, que estava péssima. Estava à espera de que pelo menos os capítulos de Lorenzo estivessem em Português Europeu, mas nem isso! Não tenho nada contra o Português do Brasil, como é óbvio, mas, para mim, um livro publicado em Portugal deveria ter uma tradução para o "nosso" português. Foi demasiado gerúndio para o meu gosto...

Sinceramente, neste momento, não tenho a certeza de querer continuar com esta série. Tudo bem que a escrita é fluída e acessível e os capítulos relativamente curtos, mas os pontos positivos ficam por aí. O único motivo que me poderia interessar no próximo livro seria saber o que aconteceu aos demónios das personagens principais, mas não sei se seria o suficiente para me levar a pegar nele.

Classificação: 3/5

Uma leitura com apoio de

500_9789892336435_confia_em_mim

Sem comentários:

Enviar um comentário