29/04/18

Opinião: "A Última Travessia" de Lone Theils

"Duas jovens dinamarquesas desaparecem, sem deixar rasto, a bordo de um barco com destino a Inglaterra, em 1985. 

Vários anos depois, a jornalista Nora Sand, que trabalha em Londres para a revista dinamarquesa Globalt, compra uma mala velha numa loja de antiguidades, numa cidade do litoral. Quando a jornalista abre a mala, encontra uma série de fotografias, e uma delas, onde aparecem duas jovens a bordo de um barco, chama-lhe a atenção. Nora lembra-se imediatamente do famoso caso das duas raparigas desaparecidas em 1985, que nunca fora encerrado.

Nora Sand não pode deixar de pensar no caso e viaja até à Dinamarca para descobrir o que aconteceu às duas jovens. Rapidamente depara com a história de um assassino em série que está a cumprir pena de prisão perpétua e que parece ter a chave do caso...
Mas, para Nora, qual será o preço a pagar?"


Wook.pt - A Última Travessia
Boa tarde, livrólicos!!

Hoje trago-vos mais uma opinião de um livro lido este mês: A Última Travessia de Lone Theils, uma novidade da Suma de Letras. E este não é um livro qualquer; já andava à espera que fosse traduzido por cá há pelo menos um ano. Isto, porque, como vocês sabem, sou uma grande fã de thrillers nórdicos e há uns tempos atrás andei a pesquisar autores nórdicos e deparei-me com esta autora e fiquei bastante curiosa com este livro e ainda mais quando vi que os direitos para Portugal já tinham sido adquiridos!

Por isso, podem imaginar o meu entusiasmo quando um exemplar deste livro chegou cá a casa! E digo-vos já: valeu a pena esperar!

Este livro é o primeiro livro a figurar Nora Sand, uma jornalista dinamarquesa em Londres, como personagem principal (o segundo livro, The Blue Poet's Wife também já tem os direitos adquiridos para Portugal). Deste modo, temos a oportunidade conhecer o background desta personagem e de todos aqueles com quem ela convive.

Nora depara-se por acaso com este desaparecimento que a leva a um assassino em série britânico que supostamente se encontra preso. Com a ajuda dos seus contactos como jornalista e de um antigo amigo de infância, Andreas, Nora começa a investigar este caso e à medida que se vai aprofundando a sua investigação começa a perceber que muitas das coisas que aconteceram naquela travessia nunca chegaram a ver a luz do dia e a receber ameaças e acaba mesmo por ver a sua vida em risco.

Achei bastante interessante, senão mesmo cativante, a premissa inicial do livro: o que terá acontecido na travessia do ferry entre a Dinamarca e Inglaterra para que duas raparigas tivessem desaparecido sem deixar rasto? Apesar de me ter surpreendido com o desfecho, tenho de admitir que alguns aspetos do mesmo deixaram um pouco a desejar.

Para além disso, gostei também de ver o desenrolar da relação de Nora com Andreas e mal posso esperar para ler mais sobre ambos! Não só estas personagens estão muito bem construídas, como todas as outras desde os colegas de trabalho de Nora aos polícias e ao(s) culpado(s).

Assim, se são fãs de thrillers nórdicos não vão querer perder a estreia desta autora no nosso país!


Classificação: 4/5

Uma leitura com apoio da
Foto de Suma de Letras Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário