07/08/19

Opinião: "A Paciente Silenciosa" de Alex Michaelides

"Alice Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida de ambos parece perfeita. Mas uma noite, quando ele chega a casa depois de uma sessão fotográfica, Alicia mata -o com cinco tiros. E nunca mais diz uma palavra.

A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia, transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e confere a Alicia uma notoriedade sem precedentes. O preço dos seus trabalhos artísticos dispara e ela, a paciente silenciosa, é alvo de um mediatismo implacável. Para evitar isso, é conduzida para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres.

Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e a desvendar as razões misteriosas que motivaram o assassínio do marido leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo..."



Boa tarde, livrólicos!

Desculpem por andar tão atrasada com as opiniões, mas têm sido uns meses malucos mesmo. 

Mas hoje, para vos compensar, venho-vos falar de um livro que li há umas semanas e que me surpreendeu positivamente: A Paciente Silenciosa de Alex Michaelides e uma novidade da Editorial Presença.

Desde que este livro foi publicado que tenho lido críticas bastante positivas e agora consigo perceber porquê! Não há dúvidas de que o autor fez um excelente trabalho, pois escrever um livro em que a personagem principal não fala não me parece nada fácil!

A única forma de comunicação por parte de Alice que temos (pelo menos durante grande parte do livro) é o seu diário, que começou algum tempo antes da morte do marido, Gabriel, mas permite-nos ficar a conhecer o que vai dentro da cabeça da personagem, o que foi algo que me agradou bastante.

Desde o início que somos também apresentados ao nosso narrador, Theo, e desde logo que ficamos na dúvida sobre se este será ou não um narrador de confiança, devido aos problemas mentais que teve na sua infância. E este é mais um dos pontos que nos deixa agarrados a este livro em suspense, sempre com desejo de saber o que verdadeiramente se passou.


A Paciente Silenciosa é um livro que se lê muito bem mesmo, com capítulos curtos e uma escrita super fluida, já para não falar da trama em si que está construída de forma excelente!


Do final então nem se fala! Nunca, mas mesmo nunca, ao longo do tempo em que estive a ler este livro previ o final. Um plot twist que nos deixa de boca aberta e com vontade de reler tudo de novo para perceber como deixámos escapar as pistas que nos levaram até ali!


Uma excelente leitura para aproveitar as tardes de verão que ainda restam! ;)

Classificação: 4,5/5

Uma leitura com apoio da
presença

Para mais informações sobre o livro A Paciente Silenciosa, clica aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário