13/07/17

Por onde começar?? (Policiais e Thrillers Psicológicos)

Resultado de imagem para crime books
A cada dia que passa há mais e mais pessoas interessadas em policiais e thrillers psicológicos; ainda mais estando nós no verão, que é aquela altura do ano em que decidimos pôr a leitura em dia. Por isso, e sendo eu uma grande apaixonada pelo género, decidi trazer alguma recomendações para aqueles que querem enveredar pelo género, mas não sabem por onde começar.

  • Camilla Läckberg
Wook.pt - A Princesa de Gelo Wook.pt - Os Diários Secretos Wook.pt - O Domador de Leões
Aqueles que já me conhecem, sabem a minha paixão pelos livros desta autora sueca. Para ser sincera, foi Camilla Läckberg quem me fez apaixonar pelo género policial e mais especificamente pelo género nordic noir. As histórias são muito bem construídas e a cada novo livro somos surpreendidos pela trama! Para além de que me agrada imenso ver o desenvolvimento das personagens principais ao longo da série.

  • Stieg Larsson
Wook.pt - Os Homens Que Odeiam as Mulheres Wook.pt - A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo Wook.pt - A Rainha no Palácio das Correntes de Ar
Stieg Larsson foi, sem dúvida, quem "empurrou" o crime escandinavo para as luzes da ribalta, ao criar uma personagem verdadeiramente fora de série: Lisbet Salander é uma personagem fantástica, nunca antes vista no género. O meu livro preferido é sem dúvida o primeiro, Os Homens que Odeiam as Mulheres, por se relacionar mais com o tipo de policial que gosto de ler do que propriamente os outros dois, que se relacionam mais com política.

  • M. J. Arlidge
Wook.pt - Um, Dó, Li, Tá Wook.pt - À Morte Ninguém Escapa Wook.pt - A Casa de Bonecas
Fora do subgénero nordic noir, M. J. Arlidge é, sem dúvida, um favorito. Com uma forte personagem principal feminina, Helen Grace, o autor cria tramas verdadeiramente arrepiantes, imparáveis, em que a personagem principal ao mesmo tempo que combate o crime combate também os seus próprios demónios do passado.

  • Sara Blaedel
Wook.pt - As Raparigas Esquecidas Wook.pt - O Trilho da Morte Wook.pt - A Mulher Desaparecida
Sara Blaedel é uma estrela recente no concorrido nordic noir, mas uma a ter em atenção! A sua trilogia Pessoas Desaparecidas, que tem como personagem principal a chefe do Departamento de Pessoas Desaparecidas, Louise Rick, foca-se essencialmente na investigação de um crime, apesar de termos também acesso a cenas familiares das personagens principais.

Como podem ver, recomendo essencialmente nordic noir para quem quer entrar pela primeira vez neste mundo do crime. Por se focar muitas vezes na parte psicológica ou relacionada com a investigação do crime e não tanto na violência ou carnificina (apesar de alguns crimes poderem ser bastante violentos), consegue ser um género mais soft, digamos. Para além de que o facto de nos presentear com algumas cenas da vida familiar das personagens também ser bastante interessantes, especialmente se forem séries, para podermos assistir ao desenvolvimento das personagens.

4 comentários:

Unknown disse...

Quero muito ler o Um, Dó, Li, Tá! Não sou muito fã de thrillers mas este deixou-me muito curiosa! :D

Ana Vieira disse...

Tenho todos na estante para ler!
Boas leituras e bom fim de semana :-)

Inês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inês disse...

Eu sou fã de policiais e thriller!
Saga Millenium para mim é top! Ainda só li o 1 e 2 mas achei muito bom.
Tenho esses 2 do M.J. Arlidge que ainda não li e 2 da Sara Blaedel que também não li.
Da Camila só li a Princesa do Gelo, também gostei bastante.
Estou a ler Se conhecessem a minha irmã :)

Enviar um comentário