14/07/17

Opinião: "O Casal do Lado" de Shari Lapena

"Cynthia disse a Anne que não levasse a filha Cora, a bebé de seis meses, para sua casa na noite do jantar para que ela e o marido Marco tinham sido convidados. Não era nada de pessoal. Ela simplesmente não suportava o choro de crianças. Marco não se opõe. Afinal, eles vivem no apartamento do lado. Têm consigo o intercomunicador e irão alternadamente, de meia em meia hora, ver como está a filha. 

Cora dormia da última vez que Anne a tinha ido ver. Mas, ao subir as escadas da casa em silêncio, ela depara-se com a imagem que sempre a aterrorizou. A menina desapareceu. Anne nunca tivera de chamar a polícia, antes disso. Mas agora eles estão lá e quem sabe o que irão descobrir... do que seremos capazes, quando levados além dos nossos limites?"

Wook.pt - O Casal do Lado
Boa sexta-feira, livrólicos!! 

Hoje trago-vos mais uma opinião, desta vez de O Casal do Lado de Shari Lapena, que foi o último livro que li. 

Este é um livro que me tem deixado curiosa desde que saiu (quer seja nos EUA quer por cá). Tenho lido críticas fantásticas acerca deste livro e ninguém pode negar o enorme hype que o envolve. No entanto, e para muita pena minha, este livro acabou por ser uma desilusão.

Para quem já leu algumas críticas minhas a policiais ou a thrillers, sabe que gosto quando o/a autor(a) vai deixando pistas ao longo do livro que nos levam ao culpado. Com este livro, senti exatamente o contrário; quando o terminei, pensei que preferia que a autora não tivesse sido tão óbvia desde o início.

Mais ou menos a meio do livro somos confrontados com a identidade de quem raptou a pequena Cora. A revelação é um choque e deixa-nos a pensar naquilo que somos verdadeiramente capazes de fazer quando a vida não nos corre de feição. Porém, à medida que a trama avança, percebemos de que o culpado não é verdadeiramente o culpado e questiona-mo-nos acerca de quem poderá ser o cérebro por detrás do rapto da bebé.

Quando finalmente o problema é resolvido, a sensação com que fiquei foi: a sério? Foi isto que aconteceu? Verdade seja dita, ainda antes de ter sabido quem tinha raptado Cora, já eu tinha percebido quem era o responsável principal, digamos assim, do rapto e o motivo.

Não posso, porém, deixar de elogiar a autora pela forma como vai desvendando os segredos que rodeiam o próprio casal e aqueles que o rodeiam, deixando-nos a pensar se conhecemos verdadeiramente aqueles que vivem connosco e que supostamente são quem conhecemos melhor.

Apesar de não ter sido do meu agrado, não deixo de vos incentivar a dar-lhe uma oportunidade, tendo em conta as excelentes críticas que tem vindo a receber desde o seu lançamento.

Classificação: 3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário