16/06/17

Opinião: "Quando Éramos Mentirosos" de E. Lockhart

"A família Sinclair parece perfeita. Ninguém falha, levanta a voz ou cai no ridículo. Os Sinclair são atléticos, atraentes e felizes. A sua fortuna é antiga. Os seus verões são passados numa ilha privada, onde se reúnem todos os anos sem exceção. É sob o encantamento da ilha que Cadence, a mais jovem herdeira da fortuna familiar, comete um erro: apaixona-se desesperadamente.

Cadence é brilhante, mas secretamente frágil e atormentada. Gat é determinado, mas abertamente impetuoso e inconveniente. A relação de ambos põe em causa as rígidas normas do clã. E isso simplesmente não pode acontecer. Os Sinclair parecem ter tudo. E têm, de facto. Têm segredos. Escondem tragédias. Vivem mentiras. E a maior de todas as mentiras é tão intolerável que não pode ser revelada. Nem mesmo a si."

Wook.pt - Quando Éramos Mentirosos
Boa sexta-feira a todos!! Apesar de já ter terminado as aulas há mais de uma semana, continuo a ter de estudar... Mas aproveitei o facto de já não poder ver mais Física e Química à minha frente para vos vir trazer a minha opinião do último livro que li: Quando Éramos Mentirosos de E. Lockhart.

Tenho de admitir que comecei a ler este livro com uma expectativa muito alta (e, se calhar, foi mesmo esse o meu problema). O hype era tanto à volta deste livro que não poderia ter sido de outra maneira.

Se houve algo que me cativou desde o princípio foram os capítulos pequenos e a sensação de que todas as personagens escondiam algo. Esse sentimento foi especialmente notório quando Cadence regressa a Beechwood Island (a ilha privada da família) depois do acidente que a levou a esquecer o trágico verão quinze. 

Todos parecem saber o que aconteceu, mas ninguém lhe quer contar o que aconteceu... Porquê? É isso que tanto Cadence como o leitor vão descobrindo ao longo da narrativa. À medida que Cadence, no verão dezassete, passa tempo na ilha com os "mentirosos", começa a recuperar partes do que aconteceu naquele trágico verão há dois anos atrás.

Quando comecei o livro não sabia muito bem a que é que a história dizia respeito. E as primeiras páginas também não ajudam muito. Foi só quando se começou a falar mais do que aconteceu a Cadence e da possibilidade de ela ter sido vítima de um crime que a história me começou a chamar a atenção. Vocês sabem como é que eu sou... não resisto a um bom crime! Hahaha!!

A história atual é intercalada com a história do verão de há dois anos atrás e tenho de vos admitir uma coisa: nunca em toda a minha vida esperei por um fim destes. O final surpreendeu-me pela positiva e deixou à mostra a mestria da escrita da autora, que nos manteve o pensamento ocupado com outra coisa, de tal forma que só depois nos apercebemos das pistas subtis que foi deixando.

Infelizmente, o final do livro não foi o suficiente para me levar a dar uma classificação superior a este livro. Contra todas as minhas expectativas, não me senti cativada por este livro.

Classificação: 3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário