29/10/19

Opinião: "O Abismo" de Yrsa Sigurdardóttir

"À medida que a intriga progride, as personagens ganham grande densidade e mistério.
O segundo volume da série DNA, que consagrou a dupla formada pelo detetive Huldar e a psicóloga infantil Freyja, conta a história do aparecimento de uma cápsula do tempo, doze anos após a violação e o assassínio de uma rapariga em Hafnarfjördur. Dentro da cápsula são encontradas cartas escritas por crianças que, em idade escolar, imaginam como será a Islândia em 2016, e o que acontecerá nesse ano. Mas, no meio delas, é encontrada uma mensagem anónima, com uma lista de iniciais das pessoas que virão a ser assassinadas no mesmo ano. 

Só quando partes de corpos recentemente decepados começam a ser descobertas nos sítios mais insólitos é que surge a hipótese de que estas possam estar relacionadas com os nomes da lista e com um crime antigo a que se seguiu outro crime - um processo corrupto. Este livro impressionou críticos e leitores, e atingiu o primeiro lugar de vendas na Islândia."

Bom dia, livrólicos!

Há quanto tempo, não é verdade?!

Bem, para compensar, hoje venho falar-vos de um livro que adorei e que é excelente para ler agora nesta altura do ano: Abismo de Yrsa Sigurdardóttir, um livro da Quetzal.

O ano passado tive a oportunidade de ler o primeiro livro desta série (a série DNA), O Legado, e fiquei completamente fã da escrita da autora e com Abismo não foi nada diferente!

Mais uma vez, temos como personagens principais Freyja e Huldar, que tentam trabalhar em conjunto ao mesmo tempo que decifram a sua relação pessoal (o que, deixem-me já que vos diga, não está a ser tarefa fácil ahahahah).

Outro pormenor que voltamos a ter neste livro (que penso que seja uma característica da escrita da autora e que é algo que me agrada imenso nos livros de Yrsa) é a violência. E agora vocês pensam, porque é que a violência te agrada? O que me agrada mesmo é o facto de estes pormenor diferenciar totalmente este livro do restantes policiais nórdicos que andam por aí.

O facto de existir esta violência cria no livro toda uma carga psicológica muito mais elevada do que a existente nos restantes livros dentro do género (especialmente tendo em conta que as vítimas desta violência são crianças) e torna toda a narrativa muito mais interessante (o que nos deixa sempre em suspense e sem conseguir pousar o livro para saber o que vai acontecer a seguir). 

Classificação: 5/5

Uma leitura com apoio da

2 comentários:

Alda Inácio disse...

Olá, vim conhecer e gostei.
Voltarei para ver suas novidades.
https://futuro-do-livro.blogspot.com
Atenciosamente,
Alda Inacio

DIOGO RODRIGUES disse...

Olivenza e Espanhola com certeza! ���� ❤️

*****Ilhas Selvagens sempre foi Espanhois e Portugal sempre ladrões!
A nação de Portugal é ladrão ao longo
da história, e seu história colonial prova isso!
Portugal roubou Islas Selvagens da Espanha,
e agora eles querem roubar o Olivenza
Espanha também ???? NÃO ladrões Portugueses!
���� ���� Um Brasileiro que apóia a Espanha nesse assunto ��������

Enviar um comentário